Aprender a desenhar será importante para a criança que, em idade pré-escolar inicia a sua alfabetização. Nesta fase a criança já deve ter passado pela exploração cultural e artística na creche e, iniciará um novo processo de aprendizagem. Durante as atividades da pré-escola, a criança desenvolverá o domínio da escrita, através do desenho.
Para facilitar a atividade em sala de aula propõe-se que, as crianças possam treinar os desenhos livres sempre após uma sessão de estorinhas ou contos infantis. Esse é o momento em que sua mente estará repleta de interpretações, prontas para serem expressadas de alguma maneira. Incentiva-las a usar o material de desenho neste momento, estimulará que se expressem de forma diferente da fala e dos gestos, como habitualmente fazem.
No início, a expressão através dos desenhos poderá nos parecer confusa e desconexa, portanto se faz importante o questionamento sobre a figura elaborada pela criança. Após o trabalho terminado a classe poderá passar os desenhos de mão em mão entre os alunos, para que eles mesmos sejam críticos e indagadores sobre os desenhos dos coleguinhas. Essa prática expandirá o sentido de capacidade que cada criança tem de trabalhar com a expressão através do desenho e, estimulará a influência artística de uns sobre os outros. A intenção é faze-los pensar:”Da próxima vez usarei a mesma cor que a Raquel” ou “Quero aprender a fazer uma casinha como a casinha da Ana” e, assim por diante.
Em outras ocasiões, exercícios como, completar círculos, contornar os dedos das mãos e, contornar as linhas pontilhadas serão um complemento eficaz de treinamento.
O exercício do lápis mágico!
Antes de se desenhar é preciso imaginar, depois de imaginar é preciso criar uma figura em nossa mente, quando a figura estiver devidamente criada e imaginada, a contornamos com nosso lápis mágico.
O lápis mágico é uma ferramenta que contorna os desenhos que estão em nossa mente através dos movimentos que fazemos no ar.
Para iniciar o exercício, a professora deverá sugerir uma figura fácil, como a figura de uma bola por exemplo. Então, todos os alunos deverão contornar a bola imaginária com seu lápis mágico no ar.
A professora ainda deverá estimular que as crianças imaginem e contornem bolas de vários tamanhos. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida e educativa, sugira bolas de diferentes esportes, e joguem imaginariamente com elas, cada uma em seu estilo.
Agora guardem seus lápis mágicos e usem os lápis comuns para representar o que se passa em sua mente através do desenho real.
Estimule que rabisquem o ar quando não estiverem conseguindo realizar um círculo completo por exemplo, ou o telhado triangular de uma casinha, explique que o mesmo movimento deverá ser aplicado no papel.
Boas aulas!
2 comments
Pingback: Exploração artística e cultural na creche | Educandoteka
Pingback: Leitura: Educando as crianças da pré-escola a ler | Educandoteka