A criança em idade pré escolar já desenvolveu a linguagem oral e comunicação, identidade e autonomia, expressão musical e corporal e, já tem noções de como conviver em sociedade.Na pré-escola ela desenvolverá a noção de regras, conhecimento de normas, concentração e raciocínio.
As brincadeiras deverão ser baseadas na realidade, o educador dará a sugestão e as crianças as adaptarão à própria maneira de brincar.
Situações que imitem a vida dos pais ou dos personagens preferidos das crianças, poderão ser utilizadas como formas de ensiná-las a vivenciar e lidar com determinadas situações.Ex:
“João foi plantar um pé de feijão
Ao cavar o chão, João acertou terra em seu irmão
Seu irmão furioso, pegou logo um toco para acertar em João
Mas João foi logo explicando, que não havia visto seu irmão chegando, e por isso lhe acertou um torrão!
O irmão de João parou para se lembrar da situação, e lhe deu razão.
João então, abraçou seu irmão.” (Thelma Costa)
A estórinha demonstra como devemos perdoar as pessoas pois, muitas vezes não temos a intenção de ofender, brigar ou magoar, esta intenção deverá ser passada para a sala de aula e, a professora da pré escola estimulará a brincadeira.
Os cenários propostos mudam a cada dia, assim como a lição a ser aprendida e as regras a serem “impostas”.
Sem perceber, as crianças estarão desenvolvendo o sentido de adaptação às regras e, exercitando o raciocínio e a interpretação.
Para auxiliar o trabalho dos professores fantoches, bonecos e brinquedos, devem fica à disposição das crianças em um espaço específico para brincadeiras, por isso algumas creches e escolas adaptaram a brinquedoteca em seu espaço recreativo.
One comment
Pingback: Como ensinar crianças da pré-escola a desenhar? | Educandoteka