Quando os alunos estão dispersos e sem motivação para se concentrar na matéria do dia, podemos experimentar de um artifício milenar muito utilizado pelos orientais praticantes de Yoga, a concentração. É desta prática que hoje aproveitaremos um exercício que auxiliará no aprendizado das crianças. Após recuperarem o foco, elas poderão realizar as tarefas com maior atenção e interesse.
Os professores poderão iniciar a prática logo no início da aula, recomendando que todos se sentem no chão com as pernas cruzadas e em forma de círculo. Em seguida inspirem e expirem profundamente e devagar por três vezes seguidas.
Agora, mais relaxados e em silêncio, peça que os alunos memorizem um objeto selecionado por você, disposto no centro do círculo. Auxilie na memorização deste objeto, observando detalhes como cor, tamanho, ranhuras e relevo, depois peça que fechem os olhos e visualizem o objeto na memória.
Esta prática deverá demorar no mínimo 10 minutos quando realizada pela primeira vez mas, depois, poderá se estender por mais tempo. Explique que, a intenção é não permitir que o objeto fuja da mente ou que a imagem seja ocupada por outros pensamentos.
Mantenha-os ainda com os olhos fechados e, peça para que imaginem estar ouvindo o tique-taque de um relógio, usando exatamente as palavras, “imaginem estar ouvindo”. Em seguida instrua os alunos a não visualizarem o relógio. Permaneça com este exercício por alguns minutos.Você também poderá instruí-los a imaginarem ouvir as badaladas de um sino, e assim por diante.
Como já exercitamos a concentração da visualização e da audição, passaremos agora para o próximo exercício de concentração, que desta vez deverá estar relacionado à sensação. Peça então que os alunos imaginem estar sentindo frio, calor, sede, peso ou leveza, escolha apenas uma opção por exercício.
Para finalizar, exercitaremos a sensação do paladar, peça para que imaginem estar sentindo salgado, doce ou amargo, e tente prolongar esta sensação por algum tempo. Respire e inspire novamente e termine os exercícios de concentração pedindo para que todos se levantem silenciosamente, e bem quietinhos retornem aos seus lugares, para que se possa iniciar a aula.
Com esta prática sendo realizada por pelo menos 2 vezes na semana, as crianças desenvolverão uma maior capacidade de concentração e consequentemente aprenderão com maior facilidade.
Permita a si mesmo, professor, um momento de relaxamento e concentração, para que o seu trabalho possa render mais junto a seus alunos.
Estou querendo a autorização de quem escreveu o artigo “Exercício de Concentração”, pois quero citá-lo em um livro de conto infantil que estou escrevendo. Quero citar nomes, pois o site com certeza será citado.
Fiquei impressionada com a claresa e pureza do ensinamento. Parabens.
Abraços,
Vânia.