Primeiramente, a idéia que se tinha quando tratávamos de ensinar Matemática para as crianças da pré escola, era de que a sua capacidade deveria ser limitada a entender, compreender e interagir, apenas números de 1 a 10. Porém, estudos recentes revelaram que as crianças da pré escola, com idade entre 3 e 5 anos, são capazes de interagir e compreender, também, os números grandes, ou acima de 10. Esta observação nos abre uma série de oportunidades que nos permitem expandir essa compreensão, aliando noções de comparação, cardinalidade, código e ordinalidade.
Para trabalharmos de modo a desenvolver tais percepções nas crianças, nada mais estimulante que a prática de jogos e esquemas numéricos envolventes e divertidos.Tabelas e cartazes espalhados pela sala de aula, poderão facilitar este processo, eles servirão como base para o aluno em exercício.
Os algarismos na pré escola
As principais questões e equívocos gerados durante este aprendizado, se deve à interpretação que as crianças eventualmente fazem em relação às grandezas dos números. Elas facilmente acreditam que a dezena 21 possa ser maior que a dezena 30, por perceber que o último dígito apresentado na dezena 21, é maior que O, ignorando o algarismo da esquerda. Além disso, a quantidade de algarismos que formam o número 100, por exemplo, dá a impressão de ser maior que 10, por apresentar mais dígitos. Estas são, além de equívocos, oportunidades favorecidas pelos próprios alunos, para que o professor possa trabalhar correspondendo com o aprendizado de cada um deles.
Projetos didáticos de Matemática para a pré escola, podem ser elaborados no sentido de elucidar as grandezas dos números, e estimular a comparação entre eles, de forma divertida e eficiente, utilizando materiais como , fitas métricas, conjuntos de objetos e, números de calçados.
Conheça o nosso projeto didático baseado na concepção da professora Lisiane Hermann Oster, ganhadora do prêmio Victor Civita de 2010, como Educadora Nota 10:
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistema de numeração
Ano: Pré-escola
- Prepare um jogo de cartas com números de 0 a 9.
- Faça as crianças relacionarem os números a pontos e representá-los com os numerais descritos nas cartas.
- Crie situações que façam as crianças identificarem os números como: Priscila pesa 30 kg e Viviane pesa 28 kg. Considerando que 30 reúne mais pontos que 28, quem pesa mais? Qual é o número maior? O número maior representa aquela que pesa mais ou menos?
Boa aula!