O ato de se movimentar, ir para frente e para trás, de um lado para o outro ou levantar e abaixar, é o início da conscientização que o bebê e a criança começam a ter sobre identidade e autonomia. Isso porquê, quando sabemos que podemos nos movimentar por determinado espaço, temos a consciência de que existimos também para os outros, e não só para nós mesmos e nossos pais. Ou seja, ao dar os primeiros passos sozinhos, os bebês precisam fazer escolhas, o que para eles é a expressão que escolheram transmitir ao mundo naquele momento, sua identidade.
A partir desse ponto, a criança começa a desenvolver a sua autonomia, tentando vencer obstáculos e superando seus próprios limites. Os educadores das creches têm a missão de incentiva – los a cumprir seus objetivos nesta fase, incentivando e apoiando suas conquistas.
O espaço da creche deve ser repleto de brinquedos que estimulem sua independência como, escorregadores, escadas feitas de corda, balanços e brinquedos de montar e desmontar. As crianças devem aprender a subir e descer por si próprias, cada conquista nova significa maior auto confiança e autoestima.
O play-ground de uma creche deve ser planejado para evitar acidentes graves e as atividades das crianças devem ser acompanhadas por educadores.
One comment
Pingback: As atividades da pré-escola | Educandoteka