Um dos deveres dos educadores é auxiliar os bebês a largar a chupeta quando estão na creche.Funcionários bem treinados entendem que, esta função necessita paciência e sensibilidade.
A fase ideal para o bebê deixar de chupar chupeta, é a próxima aos 12 meses, quando o trabalho de educação e autonomia começa a ser implantado com maior relevância para o seu desenvolvimento social e comportamental.
Uma dica é trocar a chupeta por um alimento, brinquedo ou brincadeira e, então guarda – la em potes individuais com o nome de cada criança.
As chupetas não devem ser proibidas, e tão pouco estimuladas, portanto ao retira – la do contato com o bebê, evite maiores explicações mas, a entretenha.
Ao colocar o bebê ou a criança para dormir não a ofereça a chupeta, se perceber que a criança está ficando ressentida e pode começar a chorar, dê a chupeta a ela.
Esse processo deverá ser lento e cauteloso, o ideal é ir expandindo o tempo em que a criança fica sem a chupeta, até que não mais sinta necessidade de usa – la.
Aproveite as dicas do Educandoteka!