Home » Prática Pedagógica » Como ensinar crianças da pré-escola a desenhar?

Como ensinar crianças da pré-escola a desenhar?


Aprender a desenhar será importante para a criança que, em idade pré-escolar inicia a sua alfabetização. Nesta fase a criança já deve ter passado pela exploração cultural e artística na creche e, iniciará um novo processo de aprendizagem. Durante as atividades da pré-escola, a criança desenvolverá o domínio da escrita,  através do desenho.

pre escola desenhar

Para facilitar a atividade em sala de aula propõe-se que, as crianças possam treinar os desenhos livres sempre após uma sessão de estorinhas ou contos infantis. Esse é o momento em que sua mente estará repleta de interpretações,  prontas para serem expressadas de alguma maneira. Incentiva-las a usar o material de desenho neste momento, estimulará que se expressem de forma diferente da fala e dos gestos, como habitualmente fazem.

No início,  a expressão através dos desenhos poderá nos parecer confusa e desconexa, portanto se faz importante o questionamento  sobre a figura elaborada pela criança. Após o trabalho terminado a classe poderá passar os desenhos de mão em mão entre os alunos, para que eles mesmos sejam críticos e indagadores sobre os desenhos dos coleguinhas. Essa prática expandirá o sentido de capacidade que cada criança tem de trabalhar com a expressão através do desenho e,  estimulará a influência artística de uns sobre os outros. A intenção é faze-los pensar:”Da próxima vez usarei a mesma cor que a Raquel” ou “Quero aprender a fazer uma casinha como a casinha da  Ana” e, assim por diante.

Em outras ocasiões, exercícios como,  completar círculos, contornar os dedos das mãos  e, contornar as linhas pontilhadas serão um complemento eficaz de treinamento.

O exercício do lápis mágico!

Antes de se desenhar é preciso imaginar, depois de imaginar é preciso criar uma figura em nossa mente, quando a figura estiver devidamente criada e imaginada, a contornamos com nosso lápis mágico.

O lápis mágico é uma ferramenta que contorna os desenhos que estão em nossa mente através dos movimentos que fazemos no ar.

Para iniciar o exercício,  a professora deverá sugerir uma figura fácil, como a figura de uma bola por exemplo. Então, todos os alunos deverão contornar a bola imaginária com seu lápis mágico  no ar.

A professora ainda deverá estimular que as crianças imaginem e contornem bolas de vários tamanhos. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida e educativa, sugira bolas de diferentes esportes, e joguem imaginariamente com elas, cada uma em seu estilo.

Agora guardem seus lápis mágicos e usem os lápis comuns para representar o que se passa em sua mente através do desenho real.

Estimule que rabisquem o ar quando não estiverem conseguindo realizar um círculo completo por exemplo, ou o telhado triangular de uma casinha, explique que o mesmo movimento deverá ser aplicado no papel.

Boas aulas!


About Teka

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes