Home » Prática Pedagógica » Prática Pedagógica: Jogo do Triunfo

Prática Pedagógica: Jogo do Triunfo


O Jogo do Triunfo foi criado como prática pedagógica para crianças da pré escola, pela educadora Lisiane Hermann Oster, do Rio Grande do Sul. A característica principal deste jogo é desenvolver a capacidade que as crianças menores têm, de perceber regularidades e como podem interagir com os fragmentos da sequência numérica.Desta forma acredita-se que aprender Matemática possa ser muito mais divertido e estimulante.

O que é o Jogo do Triunfo ?

jogo do triunfo

O Jogo do Triunfo é uma brincadeira matemática onde se utiliza cartas confeccionadas pelos próprios alunos em sala de aula, contendo algarismos para comparação e medidas de força.Os alunos separados em grupo, deverão ter como base um tema, por exemplo: Quem é o aluno mais alto em sala de aula?Os algarismos referentes à altura das crianças deverão ser registrados por elas mesmas nas cartinhas reforçadas com cartolina, como cartas de baralho.Mais tarde, ainda divididos em grupos, relacionam-se as alturas dos colegas e vence aquele que possuir a maior altura registrada na carta.A cada comparação ganha-se ou perde-se mais cartas, de acordo com as cartas compradas do monte, o aluno que compra do monte um número inferior ao do colega, deve passar a carta comprada para ele,  vence o aluno do grupo que possuir o maior número de cartas.

Objetivo: Favorecer que as crianças possam ler, comparar e ordenar números de até três algarismos.

Conteúdos:Leitura numérica e Regras do sistema de numeração.

Ano letivo: Pré escola.

Tempo estimado para o andamento do projeto: Dez aulas.

Material: Serão necessários, papel cartolina, tesouras,canetinhas, fitas métricas, folhas sulfite e cola.

Desenvolvimento do jogo Matemático

  • 1º passo: Apresentação do jogo para a sala de aula.
  • 2º passo: Preparação das cartas com os números ou  medidas dos grupos de alunos.
  • 3º passo: Compra e descarte das cartas do monte.

Avaliação

A intenção é observar ao longo do jogo, o quanto as crianças avançam nas questões que se referem à leitura e à comparação numérica.É importante haver uma tabela com números para que os alunos possam fazer comparações, sobre o que é maior ou menor em relação aos algarismos representados nas cartas.

A tabela deve conter dezenas e centenas em ordem crescente para que eles mesmos comparem.

Dica: A brincadeira poderá ser trabalhada a partir de vários temas, como, futebol, número de títulos conquistados pelos times, animais, número de filhotes que cada animal possui, número de sapatos, quem calça o maior número da sala de aula, cédulas de dinheiro, datas de aniversário e, assim por diante.

 


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes