Home » Prática Pedagógica » Prática pedagógica: Informática na educação

Prática pedagógica: Informática na educação


A introdução da informática na educação vem demonstrando o quanto os computadores podem ser utilizados como ferramentas educativas. Com grande potencial para a evolução dos alunos em geral, desde o ensino fundamental, está é uma prática pedagógica da qual os professores e responsáveis pela gestão escolar, deverão se interessar.

Erroneamente se vê esta ferramenta como específica para a comunicação de dados, e-mails, e redes sociais, porém, o campo de pesquisa que a internet oferece somada a capacidade de motivar os alunos na execução de trabalhos escolares, faz do computador uma essencial ferramenta pedagógica.

informática na educação

De forma educativa, o computador na escola deverá ser utilizado como um estimulante para a realização de tarefas e exercícios relacionados à matérias didáticas, leitura e,  dinâmica, mas,  não de forma técnica. É claro que,  a técnica é necessária para o uso desta tecnologia, mas quando se trata de informática educativa,  importa a maneira como esta prática é introduzida, focando essencialmente a educação e a aprendizagem.

Alguns softwares educativos podem ser de grande auxílio aos professores no exercício desta função. Aliás,  deverão ser os professores,  aqueles que mais deverão apresentar mudanças na forma de ensino e na maneira de dar educação em sala de aula, afinal, o Ministério da Educação vem informatizando as escolas públicas desde 2006, e atualmente,  esta é uma realidade cada vez mais próxima dos alunos brasileiros.

Se esta prática ainda não foi pensada pela escola, certamente deverá ser um objetivo a ser almejado e declarado através do PPP.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes