Plano de aula acrobático para o maternal


No maternal as crianças de 1 a 3 anos se divertem com as brincadeiras que possibilitam a prática de exercícios físicos, envolve-las portanto, em acrobacias, será uma forma de fazer com que se exercitem e fortaleçam a musculatura brincando. Acompanhe nosso plano de aula!

plano de aula maternal

Faixa etária: 1 a 3 anos.

Conteúdo: Exercícios.

Objetivo: Fortalecer a musculatura e desenvolver o equilíbrio.

Tempo: Livre.

Desenvolvimento

Forre o chão com tatames ou colchonetes para que as crianças não se machuquem.

Utilize caixotes de madeira ou outro objeto que lhes  sirvam como degraus.

Bambolês ou pneus colocados no chão, servirão como obstáculos do percurso.

Baldes e bolinhas de plástico dificultarão a prova.

Por fim, um fio de barbante esticado entre uma cadeira e outra, indicará o término do percurso.

Arrume tudo de modo a ser percorrido em um espaço grande.

Para que a brincadeira fique mais divertida e prenda a atenção das crianças, a professora deverá começar contando uma estorinha e participar da prova caminhando na frente.

Exemplo:

O ambiente será uma floresta cheia de obstáculos perigosos onde todos devem entrar fazendo cambalhotas sobre o tatame. Agora aproveitem para se  preparar alongando o corpo e se esticando todo.

Seguindo em frente haverá degraus que precisam ser ultrapassados em fila e bem devagar, para não acordar o urso feroz!

Imitar animais para despistar o urso, e passar por fenômenos naturais como o vento e a chuva,  será uma prática interessante entre uma prova e outra.

Agora,  um rio cheio de pedrinhas representadas pelos bambolês, será o próximo desafio. Sem que pisem na “água”, as crianças deverão pular de “pedrinha” em “pedrinha”.

Nossa! O urso acordou e está com fome! Por sorte temos as maçãs, (representadas pelas bolinhas) e,  devemos encher os baldes com elas. Atirem as bolinhas tentando acerta-las dentro do balde.

Agora de barriga bem cheia,  o urso enfim irá dormir um sono profundo e  então,  poderemos sair da floresta nos arrastando por de baixo dos cipós das árvores (representado pelo barbante preso às cadeiras), e todos se arrastam para fora da floresta!

Sãos e salvos, as crianças poderão comemorar se abraçando e seguindo para uma soneca estratégica no tatame, tente fazer com que permaneçam por alguns minutos.

Para finalizar o exercício,  sugira que se espreguicem e se estiquem como numa aula de alongamento.

Avaliação: A intenção deste plano é envolver a criança com os exercícios físicos e aguçar a sua imaginação. Observe se todos estiveram participantes e o que poderá ser mudado para favorecer o sucesso da aula.

Aproveite a dica e boa aula.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes