Home » Prática Pedagógica » Como desenvolver o hábito da leitura nas crianças

Como desenvolver o hábito da leitura nas crianças


Para desenvolver o hábito da leitura nas crianças não é preciso muito esforço, basta nos entregarmos à nossa capacidade de interpretação e imaginação. Como o hábito de ler ainda não é muito comum entre a maioria dos brasileiros, esta ainda é uma missão importante para os professores interessados em contribuir fundamentalmente para este desenvolvimento.

leitura

Os contadores de histórias são aqueles que,  se deixam levar pela leitura sem a intenção de ensinar literatura.

A leitura é o alimento da inteligência!

Quando  um adulto lê para uma criança, estimula que,  através de sua imaginação, se  desenvolva a maioria de suas percepções, ao mesmo tempo em que a faz lidar com a sensibilidade e a reflexão.

Elas serão capazes de entender melhor ainda o universo da leitura se,  o contador de histórias souber enredar o tema de acordo com as nuâncias de voz e  expressões ditadas despretenciosamente pelo escritor, além de,   relacionar o que se conta de acordo com a ilustração.

Também é parte do processo de desenvolvimento do hábito da leitura, permitir que as crianças possam folhear as páginas dos livros, criticar, esclarecer dúvidas e criar comentários.

Para estimular a crítica e permitir que as crianças comentem a história compartilhada em sala de aula, inicie com perguntas simples do tipo: “De qual parte você mais gostou?”, “Quem é o bonzinho e quem é o malvado?”, “Qual personagem vocês gostariam de ser?”, “Porque?” e, assim por diante.

Expressar opiniões sobre um tema é um hábito comum entre leitores, resultado de uma prática bem aplicada em sala de aula.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes