Home » Arte » Projeto didático: Galeria de Arte virtual

Projeto didático: Galeria de Arte virtual


Aprender arte na  internet passou a ser mais divertido e prático depois que o Google adaptou uma ferramenta virtual, que permite ao internauta, interagir com as obras de arte disponíveis nos museus do mundo todo. O Google Art Project, disponibiliza ao navegador da internet, admirar as obras mais famosas expostas no museu de qualquer parte do planeta, que for interessante naquele momento, permitindo que pequenos detalhes possam ser observados de muito perto. Outra possibilidade que o projeto permite, e deve ser bem aproveitado pelas escolas e educadores, é a possibilidade de unir a presença de dois quadros de artistas diferentes, e poder compará-los e admirá-los simultaneamente.

projeto didático

Acompanhe como este projeto pode ser elaborado:

Projeto didático: Galeria de Arte Virtual

Objetivo do projeto: Apreciar acervos online.

Contéudo: Arte visual

Ano escolar: 4º e 5º anos.

Tempo estimado para a realização do projeto:15 aulas.

Material: Computadores ligados à internet, mapa mundi, e lista dos principais museus do mundo disponíveis na rede.

Desenvolvimento:

  • 1º passo: Procure saber dos alunos qual a intimidade que eles têm com os museus.O que é um museu, para que serve um museu e se alguém já visitou este ambiente.A partir deste início de conversa, explique como e quem é o responsável pelo museu, sendo este o curador, explique também, como se organiza seu trabalho e como as obras são escolhidas para serem expostas.
  • 2 º passo: Procure na internet uma lista com os nomes dos principais museus do mundo e registre a localização de cada um deles, permitindo que cada grupo de 3 ou 4 alunos, possa identificar esses lugares no mapa.
  • 3º passo: Estipule um tema e um museu  para cada grupo divido em sala de aula.Permita que cada um deles passeie pelo museu escolhido admirando as obras e pesquisando o tipo de trabalho,  a técnica do artista e, um pouco sobre a história de sua vida.
  • 4º passo: Após terem registrados tais dados, peça aos alunos que criem a sua própria galeria de arte, e façam comparações entre as galerias criadas por cada grupo de aluno.
  • 5º passo: Com esta etapa do trabalho tendo sido concluída, peça aos alunos que providenciem uma página na internet,  como um cartaz convidativo, e enviem para a comunidade escolar.Neste devem conter os links das galerias virtuais criadas pelos alunos, para que todos possam visitar o trabalho online.

Produto final: Coleção virtual de arte.

Avaliação do projeto: Reúna as crianças para conversar sobre a relevância da preservação da memória e da produção artística.Explique que a partir de muitas dessas obras,  é que os historiadores recolheram informações sobre modos e vestimentas das pessoas que viviam naquela época.Uma dica, é instigá-los a imaginar, como as pessoas do futuro deverão nos descrever a partir de nossas obras atuais.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes