Home » Planejamento de aula » Por que devemos reciclar o lixo

Por que devemos reciclar o lixo


O Brasil coleta cerca de 228 413,0 toneladas de lixo sólido por dia, um volume extraordinário, não?  Mas e se este número fosse ainda maior? Infelizmente este não é o total de lixo que nós brasileiros produzimos, muito de nossos detritos são despejados ao ar livre ou no mar, e não podem ser contabilizados. Porém, por outro lado, os resultados deste ato inconsequente, gera um número consistente e fatal para o meio ambiente.

Estima-se que 85 % dos animais encontrados mortos nas praias do sul do Brasil, foram vítimas do lixo. Todo lixo que cai na água, eventualmente se torna alimento para os animais, que podem morrer engasgados, por complicações do aparelho digestivo, ou, por ferimentos internos. Em um único dia, um grupo de monitoramento contabilizou a morte de 80 tartarugas marinhas na região, todas mortas pelo lixo.

lixo

O local também é um refúgio para os leões marinhos, mas estes acabam morrendo por conta da proximidade com as redes de pesca e agressividade dos moradores locais. Pelo menos 100 leões marinhos são encontrados mortos por ano, presos nas redes de pesca.

Estes dados só revelam o quanto o ser humano ainda pode melhorar seus hábitos, reciclar o lixo e cultivar o ambiente e a natureza.

Consciência ambiental

Você faz parte das pessoas que não reciclam o lixo?

O que você pode fazer para evitar que o lixo caia nas águas e rios?

Quais são os tipos de materiais que podem ser reciclados?

A sua escola possui um projeto de coleta de lixo para reciclagem?

Você gostaria de poder evitar a morte destes animais inocentes? Como?

Você relaciona a falta de educação com a falta de consciência sobre a reciclagem de lixo?

Por que devemos reciclar o lixo e preservar o ambiente?

Se preservarmos o ambiente reciclando o lixo, podemos evitar o consumo abusivo de matéria prima natural, como por exemplo, matas e minério, enquanto ao mesmo tempo, controlamos a quantidade de lixo a ser despejada sem tratamento. Desta forma amenizaríamos outro problema, o clima. As árvores auxiliam nos processos de chuva e preservam os rios e mananciais, essenciais para o abastecimento das nossas represas, então, através da preservação da mata poderíamos sustentar o volume de chuva e prosperar em clima de seca.

Cada produto que consumimos possui uma durabilidade muito extensa, e pode demorar centenas de anos até serem totalmente decompostos. Conheça alguns dos produtos usualmente conhecidos e utilizados em nosso dia a dia e entenda melhor sobre o problema do despejo de lixo sem tratamento.

Quanto tempo dura o lixo no fundo do mar ?

Quer mais dados sobre o volume da coleta de lixo na sua região? Acesso o link do IBGE e torne a sua pesquisa mais completa:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado110.shtm


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes