Home » Arte » Arte e internet: Google Art Project

Arte e internet: Google Art Project


Agora as aulas de arte podem contar com uma ferramenta virtual que proporciona aos alunos visitarem os maiores museus do mundo, sem sair da sala de aula. Trata-se do Google Art Project. A partir desta nova ferramenta adequada pelo Google, os alunos poderão  conhecer obras como as de,  Pablo Picasso (1871-1973), e Tarsila do Amaral (1886-1973), só pra começar. O ambiente foi criado para que se pudesse caminhar e observar as obras, como se estivéssemos dentro de cada museu, ou ainda observar detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu, como partes da tela que não receberam tinta, ou,  rachaduras e espessura dos pigmentos utilizados na tela.

projeto-didático-sobre-arte

Visitar a galeria de arte virtual, proporciona ainda, que se compare as obras originais, colocando-as lado a lado, mesmo que ambas estejam expostas em museus diferentes. O projeto do Google auxilia na praticidade, em  como se pode encontrar as obras dos artistas organizadas em categorias como, escultura, tapeçaria ou desenho.

O professor poderá explorar vários temas, como por exemplo a maneira como um mesmo objeto ou ponto de vista pode ser retratado de diferentes formas, de acordo com o tipo de técnica escolhida pelo artista.

Lembramos que, apenas o passear pelo museu, não é o suficiente, é necessário estímulo e interação por parte do professor que acompanha a equipe de estudantes. Fingir que se está dentro do museu como se estivesse lá de verdade, também não é aconselhável, ou se perde o foco sobre as obras, e o foco sobre o estudo das mesmas. É bom que saibamos demonstrar como a luz do ambiente interage com a pintura e como podemos debater estes detalhes em aula.

A vida de cada autor também poderá ser estudada brevemente, assim como a história de cada museu visitado.

 


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes