Qual deve ser o perfil do professor de Educação Infantil?


O perfil do bom professor ou educador infantil,  precisa estar fundamentado em três questões básicas :

  1. Sensibilidade;
  2. Flexibilidade e;
  3. Conhecimento.

Ser sensível a prováveis dificuldades de adpatação que a criança ou o aluno poderão apresentar e,  estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica,  permitirá que pais e alunos se sintam mais confortáveis e tranquilos em relação ao processo de aprendizagem da criança.

professor

O ambiente seguro também implica na boa comunicação entre pais e professores.

Lidar com imprevistos requer flexibilidade e criatividade.É o momento de usar o conhecimento e a sociabilidade a favor da evolução da escola, para o bem do aluno e tranquilidade dos pais.

Já em sala de aula, o professor que está sempre aprendendo e tem conhecimento atualizado sobre os avanços tecnológicos e científicos da matéria que conduz, será sem dúvida um forte competidor da área porém, ter conhecimento só,  não basta, é preciso que o professor saiba ensinar, entreter, e cativar os alunos a gostar da matéria que aplica.

Clube da Luluzinha!

Embora muitos homens não demonstrem interesse pela área de pedagogia infantil, existe também, um certo preconceito social sobre homens que gostariam de atuar na pré-escola.A consultora mineira Regina Teixeira,  defende que o perfil do professor seja reformulado neste sentido.

A imagem do homem é fundamental para as crianças em fase de desenvolvimento, principalmente quando não se tem uma figura paterna em casa.

É possível que os homens correspondam,  tanto quanto as mulheres, aos requisitos básicos explanados neste texto, sobre ser um bom professor.

No mais, o que as crianças precisam é de pessoas talentosas,  competentes e que amem a profissão.


8 comments

  1. Eu admiro o trabalho do professor. Mesmo aqueles que não tiveram a melhor formação possível. Lidar com uma sala de aulas, dependendo da idade, é uma tarefa e tanto! Eu fui aluna e me lembro de muitas fases. Só que como aluna tambem eu me lembro que tem o e o professor. Tem alguns que nasceram para isso, que as aulas ultrapassam tudo de bom e mais do que isso, outros… a gente reza para que o horario termine logo. Entendi que o empenho deles pode mudar uma materia chata para a categoria de interessante.

  2. Acredito que os trêS iteis citados
    sensibilidade ,flexibilidade e conhecimento são fundamentais para exercer a profissão de professor ,mas o amor pelo que se faz é fundamental.

  3. Teka,como disse a Isma,para lecionar o amor a profissão é fundamental.
    bjos

  4. espero q no futuro os professores sejam mais valorizados.

  5. Concordo com Isma, e fundamental ter amor pelo que faz. A profissao de professor e muito dificil mas e uma profissao desafiadora pois cada dia e uma supresa e um aprendizado.

  6. Eu goste muito do texto!
    E me ajudou bastante!! Obg!!

  7. Amo trabalhar com a ed infantil é muito gratificante . é como lapidar uma pedra .QUANDO CHAGA no fim do ano vemos o desevolvimento das crianças é maravilhoso ….

  8. vejo no meu dia a dia como estagiaria… como ainda há pessoas mecânicas, que estâo ali por comodismo, necessidade,infelizes e repassam isso a criança. As reações são claras do comportamento dos educandos, ambiente pesado, nos dias de hoje deve se cobrar o profissionalismo dessas pessoas desabilitadas a lidarem com os pequeninos , isso ocorre frequentemente amor é fudamental!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes