Como elaborar o PPP da escola


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O PPP, ou, Projeto Político Pedagógico, deve ser elaborado de maneira simples e prática, para que todos que têm acesso possam entende-lo e modifica-lo se necessário, sem dificuldade.Após a elaboração do conteúdo do projeto concluído no computador, faça a impressão e o mantenha em um tipo de arquivo acessível e de fácil manuseio.Para que todos tenham acesso ao projeto, distribua resumos aos funcionários, professores e pais de alunos.

Como definir o Objetivo a ser elaborado pela escola?

O objetivo ou missão da escola pode ter como base os planos de educação Municipal e Estadual, porém, é importante que a escola tenha a própria identidade e desenvolva objetivos como, gerar alunos responsáveis e preocupados com o meio ambiente, atletas, ou alunos conscientes da importância do respeito às diversidades.

Como descrever o tópico “Clientela” no PPP, e,  para que serve este tópico?

É necessário que se tenha ao menos uma noção da fundação da escola em que se estuda ou trabalha, para que esta seja respeitada por sua origem e, da mesma forma, a escola deve  saber as condições social, econômica e cultural das famílias, para que, igualmente possam respeitá-las e trabalhar mais significativamente com elas.

O tópico clientela, deverá abranger todas estas questões através de dados obtidos pela ficha de inscrição dos alunos, ou, questionários preparados pela própria escola.

Quando há uma diversidade muito grande dessas condições, se organiza então, uma tabela com as respectivas informações, para que os professores e gestores possam desenvolver um trabalho consciente e abrangente, de forma que atinja à todos os alunos matriculados de maneira especial e completa.

Como fazer os dados sobre o levantamento de aprendizagem da escola?

É necessário que os dados quantitativos de matrículas, aprovação, reprovação, distorção,  idade relacionada a série, transferências e resultados de avaliações, sejam dispostos de maneira organizada,  para que professores e gestores possam trabalhar a fim de solucionar eventuais problemas.

Desta forma, o profissional da educação  saberá com exatidão quais serão as áreas que merecem mais da sua atenção e,  em determinado momento, estabelecerá objetivos que possam suprir tais deficiências.

Estudo do relacionamento com as famílias

Como a escola existe para atender à sociedade e a integração das famílias, este estudo vem demonstrar o quanto os pais estão envolvidos com a escola e os estudos dos filhos.Deverá ser observado por exemplo, a frequência dos pais nas reuniões de pais da escola e,  a execução das lições de casa.

Recursos

Este tópico deverá reunir as seguintes listas:

  • Estrutura física da creche ou escola: prédios, salas, equipamentos, mobiliários e espaços livres.
  • Recursos Humanos: composição da equipe, qualificação e horas de trabalho.
  • Financeiros: Programa Dinheiro Direto na Escola, via Secretaria de Educação etc,  e,  lista dos materiais pedagógicos.

A partir da reunião de todos estes ítens, o gestor tem em mãos o conhecimento necessário sobre os recursos disponíveis para que, então, possa ser elaborado um plano com objetivos concretos a serem alcançados, juntamente com professores e funcionários.

Diretrizes Pedagógicas

Com base nos referenciais curriculares de Secretarias estaduais e municipais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), indicadores de qualidade e,  Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a escola tem a oportunidade de comparar o próprio currículo (conteúdos e objetivos de ensino, metas de aprendizagem e  forma de avaliação, por série ou ciclo e por disciplina) e, pelas mãos do  coordenador pedagógico, obter então, um novo plano objetivo sobre as diretrizes pedagógicas.

A planilha deverá ser apresentada e discutida entre os profissionais da escola.

Plano de Ação

No plano de ação devem estar todos os projetos institucionais da escola para o ano letivo.Estabeleça objetivos em planos que deram certo anteriormente, em livros didáticos e, junto com a equipe técnica da Secretaria de Educação.

Divida a apresentação em oito tópicos:

  • objetivos,
  • duração,
  • profissionais responsáveis,
  • parceiros,
  • encaminhamentos,
  • etapas e avaliação.

Ao final da elaboração do PPP, prepare um documento contendo trechos de todas as etapas do projeto que, deverá ser submetido ao conselho escolar.Uma cópia do mesmo documento deverá ser enviada também, à Secretaria de Educação.


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