Home » Creche » O que uma boa creche deve oferecer

O que uma boa creche deve oferecer


Escolher uma boa creche para nossos filhos tem sido uma missão cada vez mais difícil.Por um lado, encontramos creches que se comprometem em alimentar, trocar fraldas e colocar nossos filhos para dormir, enquanto que, por outro lado, há creches tão comprometidas com a questão da escolaridade da criança que, acabam deixando de estimular sua autonomia.

O ideal portanto, é encontrar uma creche que, se disponha a realizar os cuidados com o bebê e a criança, em união com a escolarização adequada para cada fase.

Creche-berçário

 

Como definir e reconhecer uma boa proposta pedagógica para uma creche?

Uma boa proposta pedagógica para creches deve se basear na compreensão das necessidade básicas de amor, atenção e desenvolvimento que bebês e crianças necessitam de diferentes maneiras.

Ou seja, enquanto os bebês precisam aprender a andar, engatinhar, falar e se exercitar com brincadeiras e brinquedos que estimulem a sua autonomia, as crianças devem desenvolver – se através de escolhas, vínculos afetivos, e relações sociais.

Uma união entre esses dois fundamentos podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança, além de, favorecer a escolha que os pais devem fazer no momento de deixar o filho na creche.

Como estimular os bebês?

Os bebês podem ser estimulados de acordo com seu interesse.Segundo o filósofo francês Gilles Brougère, os bebês demonstram interesse por brincar através de movimentos de mãos, pernas, e gritos. Sendo assim, a função do educador é saber aproveitar esses momentos para implantar estímulos que desenvolvam os bebês através de brincadeiras e brinquedos adequados.

Tipos de brinquedos que estimulam os bebês?

Os brinquedos ideais para estimular o bebê devem ser os de puxar, empurrar, rolar, e os que possuem texturas em lados diferentes. É preciso um certo bom senso para saber qual brinquedo escolher para o filho, portanto se intere sobre alguns detalhes antes de escolher.

Como deve ser o espaço da creche?

Uma boa creche deve aproveitar seus espaços com brinquedos motivadores e interessantes para a criança. Os brinquedos devem propiciar a aventura de se poder disfrutar experiências como, balançar pra frente e pra trás, pular corda, rebolar com bambolês e, escorregar por exemplo.

Como devem ser preparados os funcionários de uma creche?

Os funcionários de uma creche devem gostar de criança e gostar de trabalhar com elas mas, isso só não basta, é preciso que o funcionário de uma creche também tenha noções de como educar e como cuidar de bebês e crianças, dar banho, trocar fraldas, alimentar e etc.

Saber lidar com imprevistos de maneira rápida e eficiente é outra característica necessária, nada mais imprevisível que as crianças!

Atuar com responsabilidade e saber como agir em casos de acidentes, garante ao funcionário e aos pais maior tranquilidade.

Aproveitem as dicas!


About Teka

6 comments

  1. Muito bom Teka, excelente matéria.
    Abraços forte

  2. Um texto muito bom.
    A preocupação com as crianças é essencial.

  3. Dicas maravilhosas para quem tem filhos pequenos.
    bjos

  4. sebastiana silva

    BOM DIA! FOI MUITO BOM TER ENCONTRADO O SITE DE VOCÊS, POIS ESTOU QUERENDO ABRIR UMA CRECHE EM MINHA CASA…E FOI MUITO VALIOSAS INFORMAÇÕES…

  5. cida regina ferreira cunha

    como posso ter lista de equipamentos de cozinha para creche

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes