Home » Creche » Linguagem oral e comunicação

Linguagem oral e comunicação


Além de uma boa creche oferecer cuidados essenciais básicos e,  uma escolarização adequada às fases do bebê e da criança, entre as atividades de seu currículo deve haver também, atividades que trabalhem a linguagem oral e a comunicação.

linguagem oral e comunicação

A criança e o bebê devem ser estimulados à ler e escrever desde muito cedo, mesmo que,  ainda não estejam preparados para o início das práticas de escrita e leitura. O estímulo então, ocorrerá a partir do contato com livros e figuras, o que chamamos de linguagem plástica, ou seja, o contato da criança e do bebê com ilustrações divertidas e coloridas sobre temas infantis.

Com essa atividade básica, o bebê e a criança aprende na creche, formas de expressão e comunicação.

A figura de uma criança alimentando pássaros por exemplo, possibilita que o educador aponte o pequeno animal e, insinue o seu som, ou como devemos chama – lo inicialmente. O pássaro da ilustração poderá ser reconhecido por “Piu- Piu”, ou como o educador achar conveniente para o bebê.

Ainda trabalhando a figura, podemos apontar o céu, o sol e a própria figura infantil do desenho. Apontar o que se deseja mostrar, é um meio de expressão e comunicação muito útil e eficiente!

A psicolinguística Emília Ferreiro, afirma que é bom que a criança tenha contato com a escrita, mesmo antes da fase de alfabetização.


About Teka

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes