Home » Creche » Educando o bebê a usar o troninho

Educando o bebê a usar o troninho


Aprendendo a usar o troninho

O momento de tirar as fraldas dos bebês e educa-los a usar o troninho infantil, também deve fazer parte do plano de educação de uma creche.É importante para os pais compreenderem como a creche trabalha com essa questão do bebê, para que tenham uma noção do que podem aplicar em casa.Para que tudo corra bem, os educadores deverão convocar uma reunião com os pais das crianças a fim de inteira-los sobre esse momento que, deverá ter continuidade no ambiente familiar.

É importante reconhecer quando as crianças estão preparadas para usar o peniquinho, troninho ou assento sanitário para bebês e, os educadores da creche poderão dar dicas aos pais além de  auxilia- los neste momento.

A função do educador será fazer com que as crianças entendam como funciona o processo de evacuação e micção, através de bonecos, e gravuras que ilustrem este momento específico.Será função do mesmo, levar a turma até o banheiro várias vezes ao dia e, permitir que experimentem a sensação de usar o troninho sem traumas ou grandes expectativas.

O momento da aprendizagem e autonomia nesta fase, poderá levar meses, portanto o preparo técnico e emocional dos pais e educadores precisa estar apto para não causar traumas à criança.

Como saber quando a criança está pronta para deixar as fraldas?

As crianças costumam dar sinais de maturidade quando estão preparadas para deixar as fraldas.Esses sinais deverão ser percebidos a partir dos 18 meses de vida do bebê.

Ao dominar o caminhar, ao balbuciar desejos e vontades e,  ao demonstrar compreensão da línguagem verbal e corporal utilizada pelos adultos para com ele, é indicado que se inicie o processo de autonomia em relação à capacidade de controle sobre a evacuação e micção do bebê.

Outros indícios devem ser notados como, a capacidade de saber dizer não, o modo como imita os pais e os adultos com quem convive, noção dos membros do próprio corpo e, quando suas necessidades fisiológicas passam a ser em horários previsíveis.

Atitudes que interferem no aprendizado do bebê em relação ao uso do troninho

Algumas atitudes podem interferir no aprendizado do bebê que está iniciando o processo de uso do troninho, tais como, relaxamento por parte dos pais ou da creche, impaciência, a chegada de um irmãzinho ou traumas familiares que induzam a enurese noturna (xixi na cama)

Estando atentos à evolução dos bebês em relação a esta fase, basta que os encaminhem para sua independência de forma natural.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes