Home » Creche » Como lidar com o medo em crianças do ensino infantil

Como lidar com o medo em crianças do ensino infantil


As crianças sentem medo de se separar da mãe em momentos que  instintivamente lhe pareçam perigosos. É desta maneira que o ser humano reage em situação de perigo, e,  este é um dos motivos da permanência de nossa espécie na terra, até os dias de hoje. O primeiro dia na escola de ensino infantil poderá ser uma dessas situações em que, instintivamente a criança poderá sentir medo de se afastar da mãe.A presença de pessoas estranhas é a principal causa do medo em crianças nesta fase.

ensino infantil

Aprender a lidar com situações como estas,  é fundamental para que a criança não desenvolva um estado psicológico traumático como, timidez, ansiedade,  fobias, dificuldade de aprendizado e sociabilização.

Algumas dicas podem ajudar pais e professores de um bom colégio infantil , a lidar melhor com essa situação:

  • Acostume a criança com a ideia de frequentar a creche ou pré escola, meses antes do primeiro dia de aula;
  • Permitam que a criança passe algumas horas no novo ambiente, sem qualquer obrigação, apenas para que possa explorar e se sentir-se confortável;
  • Crianças que apresentam dificuldades de adaptação, devem ser buscadas pela mãe ou parente próximo, algumas horas antes do estipulado pelas creches ou escolas.

Lembrem-se de não forçar a criança a ficar no ambiente de ensino sem vontade  ou, permanecer o tempo todo com a criança no colo, tente distraí-la com atividades divertidas e brincadeiras não relacionadas à educação até que, a criança se sinta mais segura.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes