Home » Ciencias » Os seres vivos

Os seres vivos


O que são os seres vivos? Como os reconhecemos? Além de nós mesmos e de nossa família, onde mais podemos encontrá-los? Os seres vivos estão por toda parte. No céu, na terra, na água e no ar. As árvores são seres vivos, os pássaros que fazem ninho nela também! A formiguinha que caminha até o seu topo para interagir com as colchonilhas em suas folhas,  são seres que tem vida, assim como as colchonilhas também a tem.

Saiba mais sobre os seres vivos do nosso planeta.

Os seres vivos

seres vivos

Formigas cortadeiras. Elas levam as folhas para o formigueiro e esperam que cresçam fungos para que se alimentem deles.

As formigas são animais da superfície, mas há também aqueles que vivem nas profundezas do mar. Estes são peixes, moluscos, baleias, golfinhos e diversos outros tipos de seres que há lá.

seres vivos mar

Golfinhos são considerados os animais mais  inteligentes do mundo.

Nós aqui da superfície terrestre, interagimos com a maioria dos animais, sejam do mar, da terra ou do ar. Os animais do ar são aves que voam. Elas possuem penas e estão sempre entre o ar e a terra. Seus ninhos geralmente são feitos no alto dos morros, árvores e montanhas.

seres vivos pássaros

Nem todas as aves podem voar, as galinhas e os pinguins não voam.

As montanhas não são seres vivos, nem as rochas pode-se considerar, sabemos disso pois são minerais e não podem respirar. Já as plantas podemos contar. As plantas realizam fotossíntese, que é quase como um processo de respiração. Elas captam a energia do sol e a transformam em energia para a sua evolução, elas também são capazes de se desenvolver a partir dos nutrientes do solo e da água, e por isso são seres vivos.

seres vivos plantas

As sementes germinam em contato com a terra e sobrevivem através da fotossíntese.

Se você olhar pela janela, quanto seres vivos será capaz de ver? A quantidade de seres vivos que você observa cabem no número de dedos das suas mãos? E se somarmos com os dedos dos pés? Vale contar tudo o que puder!

Quais são as características dos seres vivos?

Os seres vivos são formados por células. As células são capazes de se dividir por si mesmas e constituir um ser vivo completo. Todos os organismos vivos são formados por células com a capacidade de desenvolver processos celulares, mas existem seres que possuem uma única célula. Estes seres são chamados de seres unicelulares.

O que são seres unicelulares?

seres unicelulares

Os protozoários são seres unicelulares.

Os seres unicelulares são aqueles que possuem uma única célula, assim como os protozoários, bactérias, cianobactérias, algas marinhas e leveduras. Estes seres são compostos por células procariotas. As células procariotas não possuem membrana envolvendo o seu núcleo, e o DNA fica solto no citoplasma.

O que são seres pluricelulares?

seres pluricelulares

Os legumes e vegetais são seres pluricelulares.

Os seres pluricelulares são constituídos de várias células como os legumes e vegetais. As células dos vegetais constituem-se de núcleo, membrana e citoplasma, que mantém o seu DNA separado do citoplasma. Diferentemente das células procariotas, os vegetais são compostos por células eucariotas. 


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes