Home » Ciencias » O que é ecossistema

O que é ecossistema


Ecossistema é o que se entende pela relação entre a fauna, a flora, os microrganismos e o ambiente. É a unidade principal de estudo da ecologia. Um ecossistema pode ser classificado de duas formas, a partir de seus componentes, seres vivos e ambiente, são eles,  o ecossistema aquático e o ecossistema terrestre.

Ecossistema Aquático

ecossistema aquático

O sistema ecológico aquático ou ecossistema aquático, corresponde aos fatores bióticos e abióticos encontrados nos rios, lagos, oceanos, geleiras, lençóis de água subterrâneos, encostas marítimas e manguezais. Entre os seres vivos encontrados nesse ambiente temos os anfíbios, os peixes, os invertebrados e milhares de espécies de algas e plantas aquáticas.Seu ambiente é composto por um volume considerável de água, gelo ou mangue.

Ecossistema Terrestre

ecossistema terrestre

O sistema ecológico terrestre ou, o ecossistema terrestre, corresponde aos fatores bióticos e abióticos encontrados nos campos, cerrados, florestas e matas terrestres. Os seres vivos encontrados neste ambiente são, árvores, plantas mamíferos, aves, insetos, microrganismos e bactérias.Seu ambiente é composto por um volume considerável de terra.

Bióticos e Abióticos

bióticos e abióticos

Para identificarmos  os fatores relacionados aos  seres vivos que compõem um ecossistema, os denominamos  “fatores bióticos“. Os fatores bióticos são: animais, plantas, microrganismos e bactérias.

Já, os “fatores abióticos”, ou seja, que não são vivos, correspondem aos minerais, rios, luz do sol e solo.

Como funciona um ecossistema

cadeia alimentar

 

Existe uma relação entre os seres vivos e o ambiente de um sistema ecológico.Esta relação garante a sobrevivência das espécies que ali vivem.A base deste sistema são os organismos capazes de realizar a fotossíntese, ou, a quimiossíntese, como as plantas e as bactérias.As plantas de diversas espécies são capazes de acumular energia a partir da água, gás carbônico e luz.Este processo é denominado fotossíntese.

Mas há organismos capazes de acumular energia mesmo em ambientes onde não há a incidência da luz, estes realizam um processo denominado quimiossíntese, e pode ser realizado a partir da oxidação das células.São as bactérias aquáticas ou terrestres,  os organismos que realizam este processo.

Consumidores

A relação entre os fatores bióticos e abióticos deste sistema que vem a seguir, deverá ser a de consumidores.Os consumidores se alimentam de plantas e animais, e formam a cadeia alimentar.Como não são capazes de acumular energia a partir do ambiente em que vivem, como fazem as plantas através da fotossíntese, eles as consomem.Podem ser classificados como:

  • Consumidores primários;
  • Consumidores secundários;
  • Consumidores terciários, e;
  • Decompositores.

Quando queremos denominar o conjunto de ecossistemas da terra, chamamos biosfera.


About Teka

One comment

  1. eu gostei muito desate texto e bem explicativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes