Home » Ciencias » Classes de animais

Classes de animais


Há seis classes de animais existentes em nosso planeta. Estas classes foram selecionadas conforme a similaridade das espécies, os mamíferos, as aves, os peixes, os répteis, os anfíbios e os artrópodes, foram colocados em grupos para facilitar o estudo dos animais. Saiba quem são eles e como identificá-los.

Classes de animais – mamíferos

mamíferos

Os mamíferos,  como o próprio nome sugere, são animais que se alimentam do leite da mãe enquanto filhotes. Eles geralmente possuem o corpo coberto por pelos, como os ursos, os macacos, o cachorro, a vaca e a foca. A foca é um mamífero que possui nadadeiras e são muito ágeis na água, alcançando grandes profundidades, sustentando a respiração por longos períodos.

Classes de animais – aves

aves

As aves possuem características similares, e podem ser identificadas por suas penas, bico e por nascerem de ovos. A maioria  das aves voa, mas alguns não possuem esta habilidade, como os pinguins, as galinhas e os avestruzes. O pinguim se alimenta dos peixes e crustáceos que ele mesmo pesca em longos mergulhos, enquanto a galinha pode se alimentar tanto de carne quanto de vegetais, já os avestruzes são vegetarianos.

Classes de animais – peixes

peixes

Os peixes são animais que nascem, crescem e se desenvolvem na água. Eles possuem barbatanas, guelras, e escamas pelo corpo. O cavalo marinho, a raia e o golfinho não possuem escamas mas são classificados como peixes. Os peixes se reproduzem de forma sexuada, alguns nascem fêmeas e depois se tornam machos ou,  vice-versa, entre os cavalos marinhos são os machos que carregam os ovos colocados pela fêmea até o seu nascimento.

Classes de animais – répteis

repteis

Os répteis são animais que possuem pele escamosa, sangue frio, e nascem em terra. As tartarugas são répteis pois botam seus ovos em terra, mas passam a maior parte de suas vidas na água. Eles se reproduzem em pares e podem ser ovíparos ou ovovíparos. Os ovíparos botam ovos que são chocados fora do corpo da fêmea, como as tartarugas e  algumas espécies de lagartos, mas as cobras mantém os ovos dentro do corpo até o nascimento dos filhotes, e por isso foram classificadas como ovovíparas.

Classes de animais – anfíbios

anfibios

Geralmente fazemos confusão entre répteis e anfíbios por serem muito parecidos fisicamente, mas é possível identificá-los a partir da forma como nascem. Os anfíbios nascem na água, possuem brânquias e podem sobreviver na água enquanto filhotes, depois de grandes tomam a terra como seu habitat natural. Os sapos e as salamandras são anfíbios, assim como os tritões. Estes dois últimos são semelhantes aos lagartos, mas podem ser diferenciados pela ausência de escamas.

Classes de animais – artrópodes

artrópodes

Os artrópodes são animais que possuem mais de 8 patas articuladas, e uma dura carapaça sobre o corpo. São eles, as lagostas, as aranhas, e os besouros. Como podemos observar pelos exemplos de animais citados anteriormente, esta classe pode ser observada em ambientes diversificados como terra e água. Se reproduzem de forma sexuada.


About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes