Home » Ciencias » Características dos répteis

Características dos répteis


Você saberia identificar um réptil andando pela mata? Os répteis são animais escamosos muito comuns em nosso país, mas é muito fácil confundi-los com os anfíbios. Isto por que, possuem aparência semelhante quando avistados de longe. Para que possamos identificá-los de modo mais fácil, selecionamos algumas características comuns destes animais.

Quais são as características dos répteis?

répteis

Os répteis são animais vertebrados de pele escamosa que, botam seus ovos na terra. Os peixes também possuem a pele escamosa, mas botam seus ovos na água. Os ovos dos répteis possuem aparência de couro ou borracha. São muito sólidos por fora e não podem ser confundidos com os ovos das aves.

Os répteis possuem ossos, portanto são animais vertebrados. Embora alguns tenham patas, classificamos como répteis aqueles que rastejam, ou seja, possuem patas tão pequenas que não permite que fiquem em pé. Seu sangue é frio, o que significa que eles precisam do sol para se manterem vivos. Durante o inverno passam a maior parte do tempo escondidos, para evitarem que morram.

Que animais são classificados como répteis?

Os animais classificados como répteis são:

  • Crocodilo
  • Tartaruga
  • Gila
  • Cobra
  • Lagarto
  • Lagartixa
  • Teiú
  • outros

As características do crocodilo

répteis

Os crocodilos e jacarés, possuem a pele escamosa e botam seus ovos em terra. Embora sejam animais de aparência assustadora e insensível, a mamãe crocodilo costuma preparar cuidadosamente o ninho onde botará seus ovos. Primeiro a mamãe escamosa recolhe arbustos com a boca, depois faz um montinho aconchegante com terra e plantas. Abre um espaço no centro deste monte e se prepara para botar em média 50 ovos.

Durante dois meses, a mamãe crocodilo vigia o ninho contra predadores, mas não são todos os répteis que tomam este cuidado. A maioria deles bota os ovos e abandona o ninho, assim como as tartarugas.

As características das tartarugas

tartarugas

As tartarugas são animais com a casca dura. Esta casca é chamada de carapaça. A carapaça protege as tartarugas de seu predadores. Ao menor sinal de perigo elas se escondem dentro da própria carapaça para não serem devoradas por seus predadores. A carapaça das tartarugas é dura feito osso, e difícil de quebrar. Elas costumam viver na água, mas botam seus ovos em terra.

A mamãe tartaruga cava buracos na lama ou areia, onde depositam seus ovos. Depois de botá-los elas os cobrem e vão embora. O sol quente favorece que os ovos se choquem e as tartaruguinhas recém nascidas despontam abrindo caminho até a superfície. Depois que nascem, as tartaruguinhas indefesas, podem se tornar presas fáceis, levando a espécie a correr risco de extinção. por isso no Brasil há um projeto chamado “Tamar”. Eles cuidam de proteger as tartaruguinhas até o mar para que não sejam devoradas durante a sua jornada.

As mamães cobras

cobra

Cobra africana comedora de ovos

A maioria das cobras botam seus ovos e vão embora, mas algumas delas se enroscam em seus ovos até a sua eclosão. A eclosão ocorre no momento em  que os animaizinhos deixam seus ovos. Quando os ovos se abrem, a mamãe cobra vai embora, e os filhotes sobrevivem sozinhos.

Os filhotes de cobra deverão se alimentar de outros seres vivos, como camundongos, vermes, rãs, lesmas, e insetos. Mas quando maiores poderão comer aves, lagartos e coelhos. Há também cobras que se  alimentam de outras cobras, as corredoras negras, as najas e as muçuranas, são dessas, que preferem seus semelhantes.

Uma cobra intrigante é a cobra africana comedora de ovos. Ela engole um ovo inteiro e depois cospe a casca em pedacinhos. Seus ovos preferidos são os de aves.

Abordagens

  • Quais as principais características dos répteis?
  • Onde os répteis botam seus ovos?
  • Quais são os répteis que abandonam seus ovos?

About Teka

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes