Home » Ciencias » Cadeia alimentar

Cadeia alimentar


Chamamos de cadeia alimentar o ciclo da vida entre as classes de produtores, consumidores e decompositores e, a relação alimentar que desenvolvem entre si. Na cadeia alimentar, uma classe depende da outra para se manter viva e atuante no planeta,  de forma equilibrada. O meio ambiente depende muito desse equilíbrio, entenda como funciona cada uma das classes que compõem a cadeia alimentar.

  • Produtores: Denominamos produtores os seres vivos que evoluem a partir do processamento natural da energia solar e do solo, como as plantas o fazem através da fotossíntese.
  • Consumidores: São consumidores aqueles se alimentam das plantas e dos animais. Os consumidores que se alimentam das plantas são denominados consumidores primários (animais herbívoros), enquanto que,  aqueles que consomem outros animais são os consumidores secundários (animais insectívoros), consumidores terciários (consumidores de pássaros), consumidores quaternários (consumidores de serpentes) .
  • Decompositores: Os decompositores atuam na decomposição dos corpos de animais mortos. São eles que fecham o ciclo da cadeia alimentar. Os denominamos fungos e bactérias.
cadeialimentar

Plantas carnívoras são da classe de produtores

Apesar das plantas carnívoras serem capazes de digerir pequenos insetos ou até sapos, são seres vivos que fazem parte da classe de produtores, pois realizam a fotossíntese.Algumas espécies de plantas desenvolveram a habilidade de consumir pequenos animais para suprir a falta de nutrientes do solo onde vivem.

Para atrair a sua presa, estas plantas geralmente possuem cores chamativas e berrantes, como a das flores. Os insetos que caem na armadilha das plantas carnívoras, geralmente estão interessados no pólen das flores ou no cheiro que elas produzem, já  os animais vertebrados como pequenos sapos, podem se tornar prezas quando tentam se alimentar de insetos que estão presos no seu interior.

O alimento é digerido através de enzimas que quebram o alimento em minúsculas partículas, pequenas o suficiente para serem absorvidas pela planta. O processo é longo.

Podemos encontrar as plantas carnívoras nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Existem 80 espécies de plantas carnívoras catalogadas no Brasil.

planta carnívora

Consumidores primários são herbívoros

Os consumidores primários são herbívoros, pois se alimentam somente das plantas. Podem ser classificados como insetos, pequenos animais roedores, ou grandes mamíferos, como a girafa, o elefante e o hipopótamo.

Consumidores secundários, terciários e quaternários

Os consumidores secundários geralmente se alimentam dos consumidores primários, desde que sejam insetos.Os terciários e os quaternários se alimentam de pássaros e carne respectivamente.

Cadeia alimentar aquática

Na cadeia alimentar aquática,  a básica classe de produtores é microscópica, e o ambiente aquático possui portanto, minúsculos herbívoros. Os plânctons são um exemplo de animal e vegetal que flutua na água repousando em diversas áreas como, algas, rochas e até sobre outros animais. Estes são a base alimentar de muitas espécies marinhas.

A cadeia alimentar aquática pode ser descrita da seguinte forma: fitoplâncton, zooplâncton, peixe pequeno, peixe médio, homem.

Teia alimentar

As teias alimentares são compostas por uma série de cadeias alimentares que se fecham nos decompositores, retornando ao solo nutrientes necessários para a realização da fotossíntese das plantas.

Desequilíbrio ambiental

O desequilíbrio ambiental ocasionado pelo homem ou pelo clima, como tempestades, aumento ou declínio da temperatura entre outras anomalias, podem levar uma espécie a extinção, favorecendo que seu principal consumidor sofra graves consequências,  que prejudicam o seu desenvolvimento e o equilíbrio entre a relação alimentar.


About Teka

3 comments

  1. adorei de mais bj kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. eu sou boa em ciencias naturais

  3. a cadeia alimentar do hipopotamo edificil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes