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4 experiências científicas para aplicar em sala de aula


A experiência científica estimula o aluno a questionar sobre os elementos e a sua forma de interação com o ambiente, permite a experimentação dos sentidos e aguça a curiosidade. Antes de presenciar a experiência o aluno já deverá ter passado pela teorização do método a ser experimentado, para tomar as conclusões sobre o tema e suas funcionalidades.

Neste artigo selecionamos 7 experiências científicas que podem ser aplicadas em sala de aula. Escolha qual delas fará parte do seu plano de aula.

1. Experiência científica com saquinho plástico

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Esta experiência demonstra como as moléculas do polímero (principal componente do saquinho plástico) interagem contra o lápis, envolvendo-o para evitar a liberação da água de seu interior.

Material para a experimentação

  • Saquinhos plásticos
  • Água
  • Lápis bem afiados

Encha o saquinho plástico com água até a metade. Perfure-o com um lápis bem afiado lentamente até o outro lado.

Abordagens

  • Moléculas: O que são? Como atuam? Onde podem ser encontradas? Pra que servem?
  • Observação: O que aconteceu quando o lápis perfurou o saquinho plástico? O que era esperado que acontecesse? Por que?
  • Curiosidade: O que acontece se mais lápis perfurarem o saco plástico?

2. Experiência científica sobre o ar quente

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Material para  a experimentação

  • 1 garrafa de vidro
  • 1 recipiente com água fria
  • 1 moeda que preencha o orifício da garrafa de vidro

Esfrie a garrafa na água fria. Tire a garrafa vazia da água e tampe-a  com a moeda. Peça para a criança segurá-la com as duas mãos a fim de esquentá-la. O ar quente produzido pelas mãos da criança fará com que a moeda salte como mágica.

Abordagens:

  • Ar quente: Por que o ar quente sobe?
  • Observação: O que aconteceu com a moeda? O que você esperava que acontecesse com a moeda?
  • Curiosidade: Por que a moeda saltou?

 3. Experiência científica sobre  a condensação do ar

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Esta experiência comprova que a chuva ocorre devido ao choque entre o ar quente da superfície que, por ser mais leve tende a subir, com o ar frio da atmosfera, que tende a descer.

Material para a experimentação

  • 1 pote de vidro com a boca larga
  • 1 saco plástico
  • gelo
  • água quente o suficiente para cobrir a metade do vidro

Ferva a água e preencha até a metade do vidro. Encha o saquinho com cubos de gelo e tampe o recipiente. O ar quente em contato com o ar frio criará um nevoeiro que mais tarde se transformará em gotas de água como se fosse chuva. Desta forma explica-se a condensação do ar.

Abordagens:

  • Condensação do ar: O que é? Como acontece? Porque?
  • Observação: O que aconteceu quando ar quente encontrou o ar frio? O que você esperava que acontecesse?
  • Curiosidade: Desta mesma forma acontece com o clima da terra? Como se forma a chuva?

4. Experiência  científica sobre a germinação das sementes

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As sementes possuem dentro de si, mecanismos que favorecem a sua germinação. Nós podemos observá-los a partir de sua dissecação. Para tanto sigas as instruções abaixo.

Materiais para a experimentação

  • grãos de feijão
  • água
  • faca ou estilete

Coloque as sementes de feijão de molho em água de 12 a 24 horas. Pegue as sementes embebidas em água e faça observações como, aumento de tamanho. Abra o feijão ao meio e indique o que há em seu interior como, embrião, tegumento e cotilédones.

Abordagens:

  • Semente de feijão: O que acontece depois que a semente fica de molho? Por que? Como?
  • Observação: O que há dentro da semente de feijão? Pra que serve? Como se desenvolve?
  • Curiosidade: Do que a semente de feijão precisa para se desenvolver?

Aproveite todas as dicas. Compartilhem este conteúdo e tenham uma boa aula.


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